Não espere nada de ninguém

Com o passar dos anos, cada vez mais a gente se dá conta de como nossos pais são grandes sábios. Eles podem não ter estudado em Harvard, nem publicado um livro sobre filosofia e, muito menos, terem sido entrevistados em um programa famoso de televisão. Mas, com certeza, eles sabem muito mais do que nós, meros entrantes na vida adulta.

Muitas vezes, fechamos os olhos e tapamos os ouvidos, pois não queremos ouvir aqueles conselhos que parecem tão insignificantes e até sem sentido. Só alguns anos mais tarde, percebemos como eles tinham razão quando diziam que aquela sua amiga não era tão amiga assim, que o seu namorado talvez não fosse a melhor pessoa para você, ou que aquele emprego não te valorizava como você merecia.

No entanto, o principal conselho que eles nos deram lá atrás e nos arrependemos de não termos escutado é: não espere nada de ninguém, as pessoas não vão te tratar como você merece. E depois de levar muitas rasteiras da vida e das pessoas que nos rodeiam, começamos a refletir sobre essas palavras aparentemente tão simples, mas que realmente fazem tanto sentido.

É preciso cairmos umas duzentas vezes para nos convencermos disso. Temos essa tendência de esperar demais dos outros, de achar que eles irão nos tratar da mesma forma que os tratamos. E tudo bem, sabe? Tudo bem esperar muito das pessoas que você ama e, principalmente, daquelas que dizem te amar de volta. Mas, por favor, assim que você se der conta de que da sua lista de grandes amigos na verdade foi reduzida em 90%, busque lá na memória os conselhos de seus sábios pais.

Ao longo da vida, poucas pessoas lutarão por você, poucas farão questão de realmente ter a sua companhia por muitos e muitos anos, poucas perderão 5 minutos do dia para te ligar no seu aniversário, poucas passarão por cima das adversidades por um sorriso seu, e poucas não deixarão a distância reduzir um sentimento.

Então, quando encontrar esse tipo de pessoa, segure-a e faça o mesmo por ela. Acredite: elas estão em extinção. Mas não vamos soar pessimistas, certo? Existem sim pessoas pelas quais vale a pena lutar, pois elas também lutarão por você. Apenas não caia na armadilha de se iludir de que elas são uma maioria. A raridade dos dias de hoje são indivíduos genuínos, puros de alma e coração.

Aquele velho papo de que quem cria expectativas demais só se decepciona é uma das maiores verdades já ditas. Nessa de querer demais do outros, caímos na tristeza de nos depararmos com a realidade de que, nem sempre, os outros nos tratarão como esperamos ou merecemos. Sim, seus pais tinham razão. Viva com integridade o suficiente para não se arrepender de suas atitudes, mas não espere nada de ninguém. Porque esperar demais pode resultar em decepções além da conta.

Anúncios

Escrito por

Criadora do Para Preencher e autora do romance "Lola & Benjamin", acredita que as palavras têm poder próprio e são capazes de transformar, inspirar e libertar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s