O verdadeiro significado dos Jogos Olímpicos

Confesso que, apesar de gostar, não sou muito ligada aos esportes no geral. No entanto, é impossível não se deixar contagiar pelo clima de Olimpíadas. Pensando sobre isso resolvi escrever um texto sobre o que eu acredito que os Jogos Olímpicos realmente significam.

Não se tratam apenas de jogos. Não se trata apenas do esporte. Conforme tenho assistido algumas competições nos últimos dias, tenho cada vez mais refletido sobre o que está por trás de tudo o que vemos na televisão. Finalmente cheguei a uma conclusão: o verdadeiro significado dos Jogos Olímpicos está na força.

Quando vemos uma ginasta cometer um pequeno deslize numa apresentação para a qual se dedicou durante anos, sentimos a agonia e decepção dela em nossos próprios corações. Quando um time de tradição perde o importante jogo da final, ficamos incrédulos, mas não deixamos de sentir o desapontamento deles. Como eles aguentam? Mesmo depois de tanta dedicação durante anos, sabem que um segundo pode mudar absolutamente tudo. Um segundo que pode levar à glória ou à frustração. Um segundo que parece eterno.

Não faço ideia da dor que esses atletas passam – e me refiro tanto à dor física quanto psicológica. E é justamente por isso que acho o trabalho deles um dos mais belos que existem, pois exige uma força inimaginável. Ser um atleta exige ultrapassar limites que nem imaginamos que possam ser ultrapassados. Exige um controle emocional que muita gente não vai conseguir atingir nunca na vida. Exige a maturidade de saber que hoje se ganha, amanhã se perde. Exige coragem, muita coragem. Exige não ter medo de falhar, pois uma hora ou outra isso com certeza irá acontecer.

É pensando nisso que chego na certeza de que verdadeiro significado dos Jogos Olímpicos é inspirar a força. Uma força que vai muito além da física. Uma força que está completamente centrada na mente, pois sem isso esses atletas não estariam onde estão. É exatamente essa força que me admira em todos os jogos que assisto. É essa força que faz os nossos atletas serem indivíduos singulares e extremamente inspiradores.

Anúncios

Escrito por

Criadora do Para Preencher e autora do romance "Lola & Benjamin", acredita que as palavras têm poder próprio e são capazes de transformar, inspirar e libertar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s