Anúncios
como superar o fim do relacionamento
Comportamento

Como superar o fim do relacionamento: 3 dicas infalíveis

Quando amamos muito alguém e, por algum motivo, perdemos essa pessoa, é difícil seguir em frente. Chegamos até a pensar que nunca mais vamos conseguir nos apaixonar de novo, pois muitas vezes não sabemos muito bem como superar o fim do relacionamento.

É claro que não existe fórmula perfeita para superar um amor. Cada um é cada um e o que funciona para a sua amiga pode não ser tão eficaz para você. No entanto, acredito que existam algumas coisas básicas que podem ajudar nesse processo.

Mas antes das nossas dicas, vamos ver um pouquinho o que Regina Navarro Lins, psicanalista, escritora e mestre em relacionamentos, fala sobre o término:

“Fomos ensinados a acreditar que apenas o parceiro amoroso é capaz de nos garantir não estar só, de ser amado e de nos sentirmos uma pessoa importante, aumentando nossa autoestima.

Deixar de ser amado é fonte de profunda angustia e tristeza. Ainda mais quando a causa do rompimento é a paixão por outra pessoa. Quando o parceiro prefere outro alguém para viver ao seu lado, quem é excluído se sente profundamente desvalorizado.

O adulto quando perde o objeto de seu amor age como uma criança pequena abandonada pela mãe, se sente perdido, sem rumo (…)”

1. Não tenha medo de sofrer

Logo que perdemos a pessoa amada ficamos aflitos e inseguros. Parece que um grande buraco se abre em nosso peito e ficamos ansiosos para a chegada do dia em que não vamos mais sofrer.

Essa ansiedade é um grande veneno, pois a dor precisa ser sentida. Engolir o sofrimento não leva a lugar nenhum.

É preciso sentir a dor até a a última gota para expelir o sofrimento. O tempo desse processo é relativo, mas garanto que é o passo número um para superar o amor que se foi.

2. Aprenda a ficar sozinho

Não tenha medo da solidão. Emendar um relacionamento no outro costuma ser furada. É claro que para alguns isso não se aplica, no entanto, eu acredito que após um término, seja este doloroso ou não, é preciso respirar sozinho por um tempo.

Esse período será crucial para a sua reconstrução pessoal e ajudará no processo de cicatrização da ferida. É nesse momento de solidão que você entenderá melhor o que deu errado e o que você quer para si a partir de então.

Às vezes, quando emendamos um romance no outro acabamos usando o outro para suprir a carência e a dor sem nem estarmos prontos e inteiros de verdade para um novo relacionamento.

3. Viaje

Se tiver a oportunidade, viaje. É claro que nem sempre é possível fazer isso logo após o término e muitas pessoas preferem ficar rodeadas pelos entes queridos nesse momento.

Mas se surgir uma chance de viajar, não a deixe escapar. Isso porque passar um tempo num lugar desconhecido é completamente revigorante.

Além de ajudar a ocupar a mente, dependendo do destino escolhido, inspirações e novos planos podem surgir e ajudar a dar um novo rumo para a sua vida.

Ninguém além de você entenderá como superar o fim do relacionamento

As dicas são lindas? São.

Para mim já funcionaram? Sim.

Mas como falamos no início do artigo, isso não significa que irão trazer uma solução instantânea para a sua dor.

Eu falo de boca cheia que essas três dicas podem sim ser infalíveis, pois para mim foram, mas talvez você precise de viver mais algumas etapas.

De qualquer forma, a dica que considero de certa forma universal é: esteja aberta para viver esse processo. No fim do dia, apenas você saberá o caminho para superar o fim do relacionamento. E antes de qualquer coisa, é preciso aceitar tudo o que vem no meio do caminho: as dores, angústias, medos, e tudo mais.

Não digo que será fácil nem prazeroso, mas te fará crescer como poucas coisas na vida. E pode ter certeza: você sairá deste processo mais forte, madura e feliz.

Gostou do conteúdo? Receba mais textos clicando aqui para se inscrever na nossa newsletter!

Anúncios

Criadora do Para Preencher e autora do romance "Lola & Benjamin", acredita que as palavras têm poder próprio e são capazes de transformar, inspirar e libertar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *