Aprenda a dizer “não”

Dizer “não” é difícil pra caramba, mas precisamos aprender a dizê-lo. Precisamos falar “não” para tudo aquilo que insiste em causar dor, para quem não nos valoriza, para o emprego que não traz nenhuma satisfação, para o relacionamento que não sai do lugar… Precisamos dizer “não”.

Mas por que isso é tão difícil? Provavelmente porque quando dizemos “não” estamos fechando uma porta e, por incrível que pareça, muitas vezes até as portas do sofrimento são difíceis de serem fechadas. Temos medo do que pode vir depois. Digo “não” para a minha namorada, mas e depois? Digo “não” para o emprego, e o que me sobra? Digo “não” para aquela dor com a qual até já me acostumei, e o que vai me acontecer?

Não há resposta exata para esse tipo de dúvidas, mas uma coisa é certa: um “não” pode levar a um “sim”. A negação não é necessariamente algo ruim. De vez em quando precisamos nos opor, ir contra, negar… Faz parte. Faz bem.

Fechar portas é extremamente importante, pois só assim encontramos novos caminhos. E novos caminhos significam que todos aqueles “nãos” que foram ditos nos levaram a algum lugar. Significam que, ao aprendermos a dizer “não”, estamos dizendo “sim” para outras inúmeras possibilidades.

Anúncios

Escrito por

Criadora do Para Preencher e autora do romance "Lola & Benjamin", acredita que as palavras têm poder próprio e são capazes de transformar, inspirar e libertar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s