Não deixe que passem por cima de você

Recentemente um amigo psicólogo me falou: não deixe que passem por cima de você. A princípio não entendi. Como assim, passar em cima? Que isso, não deixo me tratarem mal não, ninguém me xinga, fala mal ou faz algo contra mim e eu deixo barato… estou aqui pra me defender, né? Né?

Demorou meses, mas eu entendi. O que ele queria dizer é para não deixar que passem por cima daquilo que é mais precioso em nós: nossos sentimentos. Percebi como, em prol da bandeira branca da paz, eu constantemente me diminuía, não falava com sinceridade o que pensava, ficava no meu canto sofrendo, achando que, poxa, melhor eu ficar chateada do que criar tensão com o outro.

E assim, pouco a pouco, iam passando por cima de mim. Com medo de ser taxada de egoísta, “julguiane”, brava, sensível, os dias iam passando e eu acumulava sentimentos e dores que podiam ser colocados para fora, num desabafo qualquer com uma amiga, mas que nunca chegavam àqueles que de fato passavam por cima de mim. Por quê? Por medo, insegurança. Logo eu, que me achava tão dona do mundo? Logo eu…

Perceba: não estou falando para sair por aí proferindo opiniões e julgando Deus e o mundo. Estou falando para se respeitar, ouvir o que seu coração diz e o que os sentimentos de fato sentem, e abraçá-los. Fiquei magoada? Fiquei. Me senti esquecida? Senti. Achei que foram além e me machucaram? Achei. E o que fazer em relação a isso? ACEITAR. Não precisa fazer nada, apenas parar de se auto-enganar e não se mostrar superior aos seus sentimentos e à sua alma. Ouça-se.

Não é de um dia pro outro. Não é fácil, muito menos rápido. É aos poucos, ao longo do dia a dia, quando você acha que o chefe está te esnobando, quando o namorado cancelou aquela viagem a dois para ir numa festa, quando o pai esqueceu de te dar parabéns quando você foi bem numa prova. Não é imaturidade, é respeito próprio.

Anúncios

Um comentário em “Não deixe que passem por cima de você

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s