Anúncios
Não gosta de rotina? Siga esta dica prática e aprenda a lidar com este mal
Sem categoria

Rotina: dica simples e prática para superá-la

A rotina pode ser algo bem chato de vez em quando, né? Posso dizer por mim mesma, que detesto fazer todos os dias a mesma coisa, mas o fato é que quando trabalhamos em lugares menos flexíveis, nosso dia a dia fica mais regrado mesmo.

Eu, por exemplo, todos os dias acordo, passo maquiagem, escolho uma roupa, tomo café, escovo os dentes, fico uma média de 1 hora no carro, chego no escritório, trabalho e volto para casa. Eventualmente faço coisas diferentes, mas o padrão é bem esse. Até a Yoga (algo que amo) virou parte da rotina.

Isso realmente me incomoda, porque parece que, todos os dias quando vou dormir, já sei exatamente o que vai acontecer nas próximas 24 horas.

Eu não tenho a liberdade de sair no meio da tarde para ir ao cinema ou simplesmente tirar uma soneca após o almoço. Às vezes, é até como se eu não tivesse pleno controle do meu próprio tempo – como se diversas instâncias superiores a mim dominassem todo o cronograma do meu dia.

Foi pensando nesse grande incômodo que resolvi colocar algo em prática no meu dia a dia que acredito ser de grande valor compartilhar, pois sei que não sou a única que se sente assim.

A grande dica que quero dar é simples: uma vez por semana faça algo fora da rotina.

Comecei a implementar bem recentemente e estou adorando. Decidi que, no mínimo, uma vez por semana, farei algo totalmente fora da minha rotina. Vamos ser práticos, está bem? Estou falando de coisas simples, como por exemplo, almoçar hambúrguer em plena segunda-feira.

Eu adoro hambúrguer e acho que tirando os meus períodos de férias, jamais fiz isso logo no início da semana. Segunda-feira é aquele dia meio cinzento em que sempre vou no quilo da esquina do trabalho comer um feijão com arroz. Imagine que incrível almoçar em plena segunda-feira algo que você só come aos fins de semana ou datas especiais? Isso pode tornar o dia, literalmente, mais feliz.

A ideia aqui é pensar em coisas que você não costuma fazer durante a semana e passar a incluí-las na sua agenda. Não se preocupe em ser extremamente criativo e sim em viver momentos diferentes e prazerosos que tiram a sua cabeça daqueles afazeres comuns do dia a dia.

Vá ao cinema em plena quarta-feira, saia com seus amigos para um bar em uma terça-feira, faça um jantar especial em sua casa na próxima quinta-feira, acorde mais cedo e corra no parque em uma sexta-feira.

Vá além, simplesmente viva

Enfim, o que fazer é muito particular de cada um, mas o importante é fazer. Mesmo quando você estiver exausto e só quiser seguir sua rotina e ir para casa dormir no sofá, resista. Reserve um tempinho da sua semana para viver além do seu Google Calendar.

Se tem uma coisa que tenho aprendido é que, muitas vezes, não podemos mudar especificamente algo que permeia a nossa vida, mas com certeza podemos analisar e entender o que fazer com o cenário que temos diante de nós.  

E é isso que precisamos fazer com a rotina. Nem sempre será possível eliminá-la por completo, no entanto, podemos sempre ter um olhar mais atento sobre como não permitir que ela domine a nossa vida. São coisas simples e que passam batidas, mas que podem ter o poder de tornar muito mais prazeroso viver de segunda a sexta.

Gostou do conteúdo? Receba mais textos clicando aqui para se inscrever na nossa newsletter.

Anúncios

Criadora do Para Preencher e autora do romance "Lola & Benjamin", acredita que as palavras têm poder próprio e são capazes de transformar, inspirar e libertar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *