Anúncios
por-que-ter-um-blog
Literatura e Escrita

Descubra 5 motivos para investir em um blog

Em 2018, os dados já apontavam que o marketing de conteúdo cresceria 14% ao ano até 2021. Esse é um indicador que por si só já convence qualquer pessoa e responde a pergunta “por que ter um blog?”.

Caso esteja chegando agora, é importante entender que marketing de conteúdo é uma das estratégias criadas para engajar o público alvo por meio da criação de conteúdo relevante. Este conteúdo deve ser envolvente, valioso e atender uma necessidade do consumidor, agregando valor para a marca.

Já escrevi um artigo mais completo sobre produção de conteúdo que você pode conferir clicando aqui se tiver dúvidas sobre o assunto.

Um blog, portanto, faz parte de uma estratégia de marketing de conteúdo. Se você ainda não entende por que ter um blog, fique tranquilo, pois vou te dar 5 ótimas razões para começar a investir nessa ferramenta!

O que é um blog?

Para começo de conversa, é preciso entender que um blog é um site, ou seja, uma página na internet na qual há diversos conteúdos sobre determinados temas. É possível publicar textos, imagens, áudios e vídeos em um blog, ou seja, o leque de opções é bem amplo.

Gosto de imaginar o blog como um cantinho só seu, no qual você pode colocar seus pensamentos e compartilhá-los com o mundo. O Para Preencher, por exemplo, é um blog pessoal, no qual publico meus textos e reflexões.

No entanto, existem muitas empresas que, hoje em dia, já enxergam os benefícios de ter um blog também. Faça o teste e procure por “blog” no menu do site de alguma marca que você curte. Se for uma marca de moda, por exemplo, é bem possível que seja um blog sobre tendências e dicas do universo fashion.

Há também uma estratégia interessante para empresas, que é o blog corporativo, ou seja, que abrange conteúdos sobre a empresa em si.

Não há como negar que essa é uma ferramenta valiosa tanto para pessoas como para marcas, pois proporciona autoridade e fortalece a imagem. Em um mundo tão digital, seja qual for o seu negócio, precisa considerar ter um blog!

Por que ter um blog?

Bom, agora você já entendeu o que é um blog e sabe para que ele serve, então chegou a hora de listar as principais vantagens de utilizá-lo em seu negócio (seja você uma pessoa física como eu ou uma empresa).

1. Fortalecimento da autoridade

Ao decidir criar um blog, você precisa ter em mente qual nicho deseja atacar, ou seja, sobre quais assuntos irá falar. Isso porque você precisa ter um foco para ser certeiro e atrair o público certo.

O Para Preencher, por exemplo, nasceu com o objetivo de ser um blog apenas sobre amor e relacionamentos. Com o passar do tempo e novos objetivos que eu tinha em mente, comecei a expandir um pouco os temas abordados por aqui.

Hoje, além de reflexões sobre a vida e o amor, falo de produção de conteúdo, carreira e a vida de escritora. Por mais que pareçam muitos assuntos, eles estão todos conectados, afinal, sou escritora e produtora de conteúdo freelancer.

Caso você seja um profissional autônomo como eu, antes de criar o blog é importante estabelecer um nicho. Dessa forma, você irá construir a sua autoridade com o público que deseja atrair.

No meu caso, o objetivo é conversar com escritores iniciantes, pessoas que gostam de ler sobre amor e autoconhecimento e atrair clientes que buscam produtores de conteúdo. Todos os conteúdos que eu produzo são focados em fortalecer a minha imagem nessas áreas.

O blog é uma maneira de você oferecer conteúdos para o seu público, demonstrando o seu conhecimento e reforçando a sua imagem. Lembre-se, no entanto, que isso não acontece da noite para o dia —  é preciso consistência e qualidade.

Em meu curso online, Carreira de Escritor, falo sobre como é importante trabalhar a sua autoridade digital para alavancar a sua carreira literária. Quer saber mais? Clique aqui para conhecer o curso.

2. Aumento da visibilidade

Os blogs também são muito recomendados para quem desejar alcançar as primeiras posições de busca no Google.

Um conteúdo otimizado para SEO tem mais chances de ser encontrado pelo seu público. Além disso, tudo o que você produzir também pode ser divulgado em outros canais, como email marketing e redes sociais.

Dessa forma, você gera tráfego para o seu site por meio da divulgação de seus conteúdos.

3. Criação de um relacionamento com o público

A produção de conteúdo em um blog abre portas para a criação de um relacionamento duradouro entre você e o seu público.

Toda informação publicada que seja de qualidade ajudará a fortalecer um vínculo, pois você passará a fazer parte do dia a dia dos seus leitores e potenciais clientes.

Esta é uma ferramenta interativa, que permite a criação de um diálogo com o público, como por exemplo, por meio de comentários nos textos publicados.

4. É um ambiente do qual você tem controle

É um grande erro publicar seus conteúdos diretamente nas redes sociais, sem ter um blog no qual eles são armazenados em primeiro lugar. Isso porque o Instagram, LinkedIn e Facebook possuem algoritmos próprios e ao não ter um blog você fica refém deles.

Imagine só se amanhã o LinkedIn, a principal plataforma de conteúdo atual, deixasse de existir. Toda a base de fãs que você criou na rede desapareceria. Com um blog, você permite que as pessoas continuem te acompanhando mesmo sem a rede social.

Quem aí se lembra de como o Facebook era um sucesso alguns anos atrás? Hoje em dia nem está na minha lista de prioridades para divulgação de conteúdos e, infelizmente, a base que criei por lá está inativa. Mesmo assim, sei que meus fãs verdadeiros continuam acompanhando o blog, seja pelo LinkedIn, email marketing ou acessando o site por conta própria.

Ter um ambiente próprio, portanto, é questão de segurança e inteligência, pois depender de terceiros pode ser muito arriscado.

5. Facilita os processos de vendas

Que tal vender o seu produto por meio de um conteúdo? Essa é uma estratégia muito eficaz e o blog ajuda bastante quando o cliente ainda não está no momento ideal da compra.

Ao trazê-lo para o seu site, você pode criar um relacionamento com ele, fornecendo conteúdos relevantes que, aos poucos, o levarão para o estágio de compra final.

É, portanto, uma ferramenta que contribui para o fortalecimento da confiança e da presença de marca na mente do consumidor.


Ebook “Guia para criar o seu blog do zero”

Muita gente sofre demais para criar um blog e posterga o projeto por não saber nem por onde começar! Bom, agora você não tem mais desculpas, pois o novo ebook “Guia para criar o seu blog do zero” vai te ajudar nesta missão. Com uma linguagem descomplicada e muitos exemplos práticos, o meu objetivo por meio deste material é ajudar profissionais de todas as áreas a criarem os seus blogs.

Confira, abaixo, o conteúdo ao qual você terá acesso ao adquirir o seu ebook:

  1. Quais são os benefícios de um blog?
  2. Conceitos básicos de um blog
  3. Plataformas e domínios
  4. Menu e sitemap do seu blog
  5. O papel da home do seu blog
  6. Os conteúdos e seus formatos
  7. O blog como um hub de todos os seus canais
  8. O blog para e-commerce e conversão
  9. Boas práticas de SEO
  10. Uma visão geral sobre mídia paga

Para comprar o seu ebook agora mesmo, clique aqui!

Anúncios

Criadora do Para Preencher e autora do romance "Lola & Benjamin", acredita que as palavras têm poder próprio e são capazes de transformar, inspirar e libertar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *