Anúncios
clube-do-livro
Literatura e Escrita

Clube do livro: como criar e por que ter um?

Quem me acompanha sabe que recentemente eu e uma amiga criamos um clube do livro. Isso mesmo! Um clube do livro composto por apenas duas pessoas. É possível e existe 🙂

Como grande entusiasta da literatura, além de ler também gosto muito de compartilhar as minhas leituras e discutir aprendizados. Sempre senti muita falta de ter alguém com quem falar sobre os livros que estou lendo. A princípio, o clube surgiu como uma brincadeira, ou seja, nem imaginávamos que iria se tornar um compromisso mesmo.

Em uma conversa aleatória de WhatsApp, eu e minha amiga comentamos sobre como gostaríamos de ter um clube do livro. Foi aí que tudo começou! Este artigo tem o objetivo de te convencer a ter um clube do livro e também te ajudar a entender como criá-lo.

Vamos começar com o passo a passo prático?

Como criar um clube do livro?

Em seguida, você poderá conferir algumas dicas para tirar o seu clube do livro do plano imaginário e torná-lo real!

1. Encontre as pessoas certas

O primeiro passo é pensar nas pessoas que gostariam de participar de um clube do livro com você. Reflita sobre o perfil dos seus amigos e analise quem curte mais ler e teria interesse em discutir leituras em um clube.

No meu caso, eu e a minha amiga criamos o clube de uma maneira muito natural, mas pode ser que você precise considerar convidar alguns amigos para participarem. Para o clube funcionar, se lembre de que você precisa de pelo menos uma pessoa além de você (acho que é até melhor com menos gente porque fica mais organizado, sabia?). Outro ponto importante é que os participantes precisam realmente querer participar do clube, caso contrário, não terão comprometimento com as leituras.

Por fim, pode ser interessante considerar pessoas flexíveis, ou seja, uma pessoa que só lê romances policiais e não tem interesse em conhecer outros tipos de obras literárias não seria adequada para o clube. O intuito de um clube é ampliar os horizontes.

2. Crie um nome

Assim que os participantes do clube estiverem definidos chega a hora de criar um nome. Para esta missão é importante pensar na essência do clube, ou seja, por que ele existe e o que o torna único.

Por mais que todos os clubes tenham como objetivo fomentar a leitura, cada um surge por conta de desejos específicos das pessoas. O meu clube do livro, por exemplo, nasceu com o intuito de ser mais uma fonte de sonhos para mim e minha amiga. Queríamos, por meio da leitura, nos conectar a obras e personagens que despertassem o nosso lado sonhador!

Justamente por isso escolhemos o nome “Clube do Livro Sonhos de Anne”. O clube nasceu como consequência de termos assistido “Anne with an E“. Estávamos totalmente impactadas pela personalidade de Anne e queríamos, de alguma forma, mantê-la viva dentro de nós. O clube é inspirador, sonhador e otimista, assim como Anne 🙂 Não poderia ter outro nome!

3. Compre o caderno do clube

Seguindo o passo a passo que eu e minha amiga criamos, fomos atrás de um caderno para cada uma (este seria o caderno do nosso clube do livro). Nele, criamos uma capa com o nome do clube e uma lista de leituras e de cafés/livrarias (falaremos disso em seguida).

O caderno funciona como o guardião do clube do livro, ou seja, é lá que escrevemos as nossas impressões sobre cada leitura antes dos encontros para discussões. Dessa forma, fica tudo registrado para a eternidade. Não necessariamente você precisa de um caderno para o seu clube do livro, mas achamos que além de fofo seria muito prático para organizar os nossos aprendizados com os livros.

Os nossos cadernos, um post it e o primeiro livro da lista do nosso clube 🙂

4. Crie uma lista de livros e cafés/livrarias

Por fim, antes de começar a escrever sobre as suas leituras no livro, uma ideia interessante é fazer duas listas. Uma com alguns dos livros para serem lidos no clube e outra com cafés e livrarias para os encontros.

No caso, ainda não conseguimos fazer nenhum encontro presencial (todos foram online) por conta da quarentena, mas estamos com a lista de cafés e livrarias prontas! É bom ter essas listas organizadas em algum lugar e o caderno é perfeito para isso também.

5. Comece a ler

Prontinho! Esse foi o passo a passo que eu e a minha amiga seguimos para criar o nosso “Clube do Livro Sonhos de Anne”. Estamos no quarto livro agora e muito empolgadas por termos dado vida a este sonho.

Por que criar um clube do livro?

Um clube do livro é uma experiência maravilhosa para quem ama a literatura. Quando eu assistia filmes como “A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata” (o nome é ruim, mas juro que o filme é bom) eu desejava participar de um clube. O meu sonho como escritora é viver em um mundo super artístico, com diversos clubes e pessoas envolvidas de verdade com a literatura. E para completar: fazer parte dessas comunidades literárias!

A criação do meu clube do livro foi uma maneira de chegar mais perto desse sonho. Eu finalmente me sentia mais próxima desses filmes que tinham uma atmosfera literária.

Além disso, criar o clube foi também uma maneira de me comprometer ainda mais com as minhas metas de leituras (você SEMPRE está lendo algo quando faz parte de um clube) e até elevar as metas. Isso porque além dos livros do clube eu também mantenho algumas leituras paralelas.

Por fim, se você ainda não está convencido, saiba que ao ter um clube do livro você sempre terá alguém com quem conversar sobre as suas leituras. Essa é a melhor parte! O primeiro encontro (virtual) do nosso clube durou mais de 2 horas e foi incrível ter com quem discutir as minhas percepções sobre o livro.

Criar um clube do livro é muito mais simples do que você imagina. É algo que você e apenas mais uma pessoa podem construir juntos. Basta querer 🙂


Curtiu as dicas? Conte nos comentários se você já tem um clube do livro ou se tem vontade de criar o seu!

Se você gostou do texto e não quer perder mais nenhum conteúdo, assine a minha newsletter!

Ah, e acompanhe todos os meus conteúdos nas minhas redes sociais também:

Anúncios

Criadora do Para Preencher e autora do romance "Lola & Benjamin", acredita que as palavras têm poder próprio e são capazes de transformar, inspirar e libertar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *